segunda-feira, 23 de julho de 2012

História do lançamento do Raspberry Pi

Acho que vale a pena deixar aqui umas palavras sobre a historia do RasPi.

    O RasPi foi posto à venda às 6 da manha do dia 29 de Fevereiro de 2012. A Fundação tinha mandado fabricar 10000 RasPi numa fabrica na China, que (para desespero da comunidade) após alguns atrasos e algumas correções lá ficaram prontos. Ao aperceberem-se de procura que o RasPi iria ter, e que não teriam capacidade de produzir essas quantidades e gerir essas encomendas, decidiram fazer um acordo com duas grandes empresas inglesas de distribuição de componentes eletrónicos: a RS e a Farnell.
    A procura foi tanta que, se não me engano, na primeira semana foram "vendidos" cerca de 300 000 RasPi's. Disse "vendidos" porque na verdade, eles só começaram a ser enviados a 14 de Abril devido ao facto de ambas as empresas terem exigido que o RasPi fosse certificado com a marca CE e a equivalente americana.
    Ambos os "sites" da RS e da Farnell não aguentaram o número de pedidos iniciais o que provocou a perda de alguns registos, registos duplicados, ordem errada dos registos.
    Ambas as empresas iniciaram a produção de RasPi, mandando produzir 100000 cada, que forma sendo enviados, mas mantendo a limitação de um por cliente.
    No dia 16 de Julho foi aberta a venda de mais de um por cliente.

  Alguns destes dados podem não ser totalmente exactos visto os ter escrito de memória...

   Para quem encomendou agora a sua "tarte" o melhor é ir espreitando no "forum" da Fundação a secção "Ordering and shipping". Acredito que o processo de encomenda e entrega esteja a normalizar porque a primeira "avalanche" de clientes já está servida e a partir de agora espera-se que o ciclo de fabrico e envio seja mais estável e curto... vamos lá ver.

   Para que está à espera do seu RasPi só desejo boa sorte e paciência.

   Eu fiz o pedido do meu no dia 29 de Fevereiro às 6 da manhã e recebi-o em casa no dia 10 de Julho.

Sem comentários:

Enviar um comentário